Entenda: Funcionamento do Imposto de Renda 2021
Quem Deve Declarar Imposto de Renda?
Dependendo da sua situação, talvez você nem precise saber como declarar Imposto de Renda. Isso porque, como avisamos antes, nem todos os brasileiros são obrigados a apresentar a declaração à Receita Federal. A partir de agora, vamos trazer alguns tópicos que vão ajudar você a entender melhor quem deve ou não declarar o IR.
Regras e Obrigatoriedades da Receita Federal
O governo ainda não divulgou as regras de obrigatoriedade que valerão para a declaração do Imposto de Renda 2021. Mas é provável que não fuja muito do que valeu em 2020, quando o cidadão que se encaixava em pelo menos um dos critérios abaixo, relativos aos bens e atividades do ano de 2019, foi obrigado a declarar o IR.
As informações da tabela foram retiradas do site da Receita Federal:
Tabela do Imposto de Renda
Para saber como declarar Imposto de Renda, é preciso entender a tabela de alíquotas. Com ela, o contribuinte vê em qual faixa se enquadra e, a partir daí, sabe qual percentual deve ser aplicado sobre a sua renda anual para calcular o valor a ser pago à Receita Federal. O último reajuste da tabela ocorreu em 2015. Por isso, muitos a consideram defasada e pedem uma atualização, que pode ocorrer para a declaração de 2021.
A tabela utilizada nos últimos anos é a seguinte:
Qual é o prazo para declarar o Imposto de Renda?
O Imposto de Renda é uma responsabilidade de todos os brasileiros que se enquadram nas regras que apresentamos antes. A declaração acontece todos os anos no primeiro semestre, em data divulgada previamente pelo governo federal.É importante ficar ligado para não perder o prazo máximo e acabar com problemas com a Receita Federal. A prestação de contas para fins de Imposto de Renda reúne informações detalhadas sobre a sua renda no último ano fiscal.
Isso significa que você precisa manter um inventário organizado de holerites, recibos de pagamento e notas fiscais geradas durante o período. Para 2021, o prazo limite para entregar as declarações deve ser confirmado para as 23h59 do dia 30 de abril.A data é tradicional no calendário nacional, mas vale lembrar que foi alterada em 2020 por conta da pandemia de coronavírus.
Comentários
Postar um comentário