Passo a Passo: Como abrir um MEI?
Antes de saber como abrir uma empresa MEI, é importante entender quais são os requisitos para ser Microempreendedor Individual.
Diferente do que muitos pensam, o faturamento não é o único fator que pode classificar uma empresa no MEI.
Veja quais são os principais requisitos para se enquadrar na categoria:
Requisitos para ser MEI
Posição: A pessoa empreendedora não pode ser sócia, administradora ou titular de outra empresa. Se você tem certeza sobre o seu novo negócio como MEI, é preciso encerrar as atividades da outra empresa ou sair da empresa que você ainda possui vínculo;
Empregados: A pessoa MEI pode ter, no máximo, um empregado que receba um salário mínimo ou o piso da categoria. Essa limitação é uma das regras para a contratação sendo MEI, justificada pelo seu limite de faturamento;
Idade: Ser maior de 18 anos ou menor legalmente emancipado;
Faturamento: não ultrapassar o limite de R$ 81 mil por ano;
Ocupação: Sua ocupação deve estar na lista das áreas aceitas para se cadastrar como MEI, conforme a Classificação Nacional de Atividades Econômicas (CNAE).
Como você já leu por aqui, o MEI é a forma mais simples de formalizar-se profissionalmente. E a simplicidade começa na inscrição. Veja abaixo!
Como abrir uma empresa MEI
Cadastro:
Antes de tudo será necessário fazer um Cadastro no Portal de Serviços do Governo Federal, esse passo é obrigatório e deve ser efetuado antes de começar o cadastro do MEI no Portal do empreendedor.
Este primeiro cadastro permite ao cidadão acesso a serviços públicos digitais. Para o empreendedor trata-se de uma exigência para a formalização do MEI, e para acesso aos serviços digitais disponibilizados pelo governo.
Depois, reúna os documentos pessoais e informações necessárias sobre seu negócio conforme lista:
- Número do CPF;
- Título de eleitor ou recibo da última declaração de imposto de renda (IRPF);
- CEP da residência ou local onde a empresa vai operar (neste caso, é preciso verificar se a prefeitura permite que a atividade seja desempenhada em tal lugar);
- Número de celular ativo.
Com a documentação em mãos é só entrar no Portal do empreendedor e clicar em Formaliza-se para efetuar o cadastro.
Após isso, será gerado um login de acesso e uma senha para acessar o portal do empreendedor e solicitar serviços como guias de pagamento de impostos, obrigações fiscais, cancelamento do MEI, entre outros serviços que o portal disponibiliza.
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FONTE: vhsys blog
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