Passo a Passo: Como abrir um MEI?



Antes de saber como abrir uma empresa MEI, é importante entender quais são os requisitos para ser Microempreendedor Individual.

Diferente do que muitos pensam, o faturamento não é o único fator que pode classificar uma empresa no MEI. 

Veja quais são os principais requisitos para se enquadrar na categoria:

Requisitos para ser MEI

Posição: A pessoa empreendedora não pode ser sócia, administradora ou titular de outra empresa. Se você tem certeza sobre o seu novo negócio como MEI, é preciso encerrar as atividades da outra empresa ou sair da empresa que você ainda possui vínculo;


Empregados: A pessoa MEI pode ter, no máximo, um empregado que receba um salário mínimo ou o piso da categoria. Essa limitação é uma das regras para a contratação sendo MEI, justificada pelo seu limite de faturamento;


Idade: Ser maior de 18 anos ou menor legalmente emancipado;


Faturamento: não ultrapassar o limite de R$ 81 mil por ano;


Ocupação: Sua ocupação deve estar na lista das áreas aceitas para se cadastrar como MEI, conforme a Classificação Nacional de Atividades Econômicas (CNAE).

Como você já leu por aqui, o MEI é a forma mais simples de formalizar-se profissionalmente. E a simplicidade começa na inscrição. Veja abaixo! 


Como abrir uma empresa MEI

Cadastro:

Antes de tudo será necessário fazer um Cadastro no Portal de Serviços do Governo Federal, esse passo é obrigatório e deve ser efetuado antes de começar o cadastro do MEI no Portal do empreendedor.

Este primeiro cadastro permite ao cidadão acesso a serviços públicos digitais. Para o empreendedor trata-se de uma exigência para a formalização do MEI, e para acesso aos serviços digitais disponibilizados pelo governo.

Depois, reúna os documentos pessoais e informações necessárias sobre seu negócio conforme lista:

  • Número do CPF;
  • Título de eleitor ou recibo da última declaração de imposto de renda (IRPF);
  • CEP da residência ou local onde a empresa vai operar (neste caso, é preciso verificar se a prefeitura permite que a atividade seja desempenhada em tal lugar);
  • Número de celular ativo.


Com a documentação em mãos é só entrar no Portal do empreendedor e clicar em Formaliza-se para efetuar o cadastro.

Após isso, será gerado um login de acesso e uma senha para acessar o portal do empreendedor e solicitar serviços como guias de pagamento de impostos, obrigações fiscais, cancelamento do MEI, entre outros serviços que o portal disponibiliza.

Quer mais conteúdo como esses? Então siga nossas redes sociais e fique por dentro de tudo!

FONTE: vhsys blog

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Passo a passo para a emissão da guia do Simples Doméstico

CPF irregular: veja como descobrir se o seu está nesta situação

Quais são os serviços oferecidos pelo e-Cac da Receita Federal?