Tipos de declaração no IR 2021
Tipos de declaração no IR 2021
É importante ressaltar que as deduções do IR serão diferentes de acordo com o tipo de declaração que o contribuinte escolher.
“Como assim?” Você deve se perguntar.
Simples: hoje existem dois tipos de declaração que podem ser enviadas à Receita Federal, a declaração simplificada e declaração completa. O contribuinte pode escolher entre um deles, sempre tendo como base as despesas que deverá declarar à Receita.
Basicamente, a declaração completa é a mais indicada para pessoas que, por exemplo, têm filhos, pagam colégio particular, contribuem para previdência privada e têm outros gastos. Por que? Porque esse modelo permite detalhar todos esses gastos extras e, consequentemente, restituí-los.
Restituição do IR
Se, no acerto de contas com a Receita, for identificado que você recolheu mais imposto do que deveria, essa parte “extra” da contribuição é devolvida. A restituição do IR é exatamente essa diferença. O valor que cada contribuinte pode receber, portanto, varia.
Quem tem muitas deduções a fazer (dependentes, despesas médicas, gastos com educação, aposentadoria privada, etc) pode ter uma restituição maior, exatamente por conta dos descontos no imposto que acumulam com essas despesas.
Portanto, quanto mais despesas dedutíveis você tiver, maior deverá ser a sua restituição.
Fonte: Nubank
Comentários
Postar um comentário