CPF irregular: veja como descobrir se o seu está nesta situação
Continue lendo esse artigo e compreenda quais são as principais situações que causam irregularidades. Nele vamos te mostrar como descobrir se o seu CPF está regular e, caso não esteja, como regularizar seu documento de forma simples e rápida.
Consequências
Quando o CPF está suspenso incidem diversos problemas, entre eles os piores são, contas bancárias bloqueadas e impossibilidade de recebimento de compras com notas fiscais e até prisão, entre outros. Veja quais são os principais que podem atrapalhar sua rotina:
- Impossibilidade de conseguir serviços bancários, como abertura de conta, solicitação de empréstimo ou cartão de créditos;
- Tirar passaporte;
- Comprar ou vender imóveis;
- Fazer um financiamento;
- Participar de concursos públicos;
- Receber aposentadoria;
- Impossibilidade de conseguir um emprego; etc.
Situações que causam esse problema
Segundo a Receita Federal, existem seis categorias onde seu CPF pode ser incluído. São elas:
- CPF regular: quando não há pendências;
- CPF suspenso: quando existe algo de errado ou incompleto no cadastro do contribuinte, sendo o mais comum relacionado à inconsistência de dados;
- CPF cancelado: o motivo mais comum é a perda ou roubo de documentos;
- CPF nulo: quando é constatada alguma fraude;
- CPF de titular falecido: quando ocorre o falecimento do contribuinte;
- CPF pendente de regularização: se o contribuinte deixou de entregar alguma declaração do Imposto de Renda.
Desta forma, ressaltamos que o principal motivo para que seu CPF esteja irregular é a falta de alguma informação junto ao seu cadastro na Receita Federal. Outra possibilidade também está relacionada à algum dado faltante ou incorreto na base de dados da Justiça Eleitoral. Isso pode levar à suspensão do documento.
Meu CPF está irregular?
Para verificar como está seu documento, basta acessar o site da Receita Federal. Depois, digitar o número do documento e a sua data de nascimento. Assim, a Receita irá demonstrar o status do documento.
Os cidadãos que possuem pendências também têm a opção de se regularizar sem sair de casa. Isso porque a Receita Federal disponibilizou seus canais virtuais de atendimento para facilitar o acesso ao serviço, diante da importância de manter o documento atualizado.
Mas primeiro, é preciso certificar qual é a situação que está causando impedimentos ao documento, o que pode ser feito através da seção Meu CPF no próprio site da Receita Federal.
Para efetuar o pedido por meio do site da Receita Federal, o cidadão precisa ser maior de 16 anos ou ter um representante legal, judicial ou procurador que esteja com a situação cadastral suspensa.
Ademais, caso você prefira ter o acompanhamento de um especialista e sanar todas as suas dúvidas, a Brasil Contábil Soluções oferece serviços que possibilitam a consulta simplificada e posterior regularização de seu CPF.
Basta acessar o link a seguir: http://bit.ly/3vVvJGI
O contribuinte ainda pode contar com um dos nossos aplicativos disponível na Google PLAY:
Então, o que você está esperando para regularizar seu CPF?
Para mais informações como essa, siga nossas demais redes sociais.
Fonte: Receita Federal e Jornal Contábil.
Comentários
Postar um comentário